19/04/2017
Cinco maneiras de aumentar a presença de mulheres nas escolas de negócio

São Paulo (SP) - Nem mesmo as escolas de negócio detentoras dos MBAs mais diversos do mundo podem dizer que estão satisfeitas com o número de mulheres presentes em seus programas. Esse debate é frequente no mercado e as instituições mais atentas à questão trabalham para aumentar esse índice, que entre 2014-2015 estava em 36,9%, segundo levantamento feito pela Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) com 804 escolas de 72 países. Em 2010-2011 o número correspondia a 36,3% - crescimento praticamente nulo.

Para Daniela Mendez, country manager da IE Business School no Brasil, dois fatores costumam afastar as mulheres dos MBAs: o desequilíbrio entre trabalho e família, em uma época crítica associada à geração de filhos; e justamente a falta de exemplos inspiradores.

Em termos de professoras, a IE Business School lidera um ranking composto por 25 top business schoools do mundo, com 39% de mulheres mediando as salas de aula. “Contratar mulheres quando as habilidades estão em níveis de igualdade em relação aos homens é uma estratégia compulsória da escola para, em um futuro próximo, chegarmos a um staff efetivamente balanceado”, revela Mendez.

Veja cinco ações tomadas atualmente pela IE Business School para aumentar a presença feminina em seu campus:
1) Desenvolvimento de novos programas de bolsas de estudo dirigidos a mulheres candidatas a MBAs. Recentemente IE levantou um fundo de € 6 milhões dedicado exclusivamente a mulheres.
2) A escola possui núcleos sociais voltados especificamente à discussão e à pesquisa para entender melhor os obstáculos das mulheres na gestão de empresas.
3) Oferecimento de mais MBAs on-line e blended para melhor conciliar suas aspirações pessoais e profissionais. Desde 2014 a IE Business School reúne os melhores programas deste tipo no mundo, segundo ranking do Financial Times.
4) Reforça a comunicação de cases de mulheres no mundo dos negócios, que podem servir como inspiração para futuras candidatas. A IE premia todo mês uma mulher de destaque entre seu corpo de alunas, e divulga o feito internacionalmente.
5) Na IE University, escola de graduação, são desenvolvidos programas de orientação para mulheres nos primeiros anos de carreira, quando elas enfrentam as circunstâncias mais críticas para o desenvolvimento profissional.

Sobre a IE Business School
Sediada em Madri, na Espanha, e com escritórios em 28 países, a IE Business School figura de maneira consistente nos rankings das melhores escolas de negócios do mundo. Fundada em 1973 como uma instituição independente de pós-graduação, a IE conquistou reputação de escola inovadora e empreendedora oferecendo uma gama de programas de gestão em ensino superior, mestrados e doutorados, MBA e educação executiva. A atuação da IE tem transformado a educação em gestão ao incorporar o humanismo no ensino direcionado aos negócios, e ao utilizar o sistema de aprendizado ‘blended’ que combina interação online e frente a frente. Mais de 40 mil profissionais em cargos de gestão formam a comunidade alumni da IE.

Comunicare
Assessoria de Imprensa da IE Business School
11 5594 4174



Fonte: Comunicare
INSTITUCIONAL

Quem somos
O que fazemos
Agenda
Cases e Clientes
Publicações
Notícias
Fale conosco
Blog
Política de Privacidade
Newsletter
ENDEREÇO

Rua Afonso Celso, 1221 - Cj 56
CEP 04119-061 - Vila Mariana
São Paulo - SP

TELEFONE

(11) 5594 4174 / 5594 7052
REDES SOCIAIS
DW

Saiba como uma Comunicação profissional pode ajudar sua empresa!  Ligue 11 5594.4174

Se preferir, clique aqui e mande-nos uma mensagem. Retornaremos rapidamente!