Sinergia entre conteúdo, redes e imprensa na era da comunicação digital

Do mesmo modo que outros segmentos de mercado, a área de comunicação vive um período de plena mudança – saímos em poucas décadas do domínio da publicidade tradicional e imprensa para a comunicação digital.

O avanço foi impulsionada, dentre outros pontos, pela digitalização que impõe a quebra de paradigmas e mudanças organizacionais em redações.

Algo que acontece devido ao surgimento de novas estratégias de marketing e por um novo posicionamento corporativo que demanda mais proximidade com os clientes a partir de uma visão omnichannel e forte presença nas redes sociais 

É dentro desse contexto que vemos, por exemplo, grandes jornais no Brasil e no mundo, estruturarem suas operações e desenharem novos modelos de negócio com foco no digital e em um posicionamento mais próximo dos leitores também a partir das mídias sociais – as quais, por sua vez, são utilizadas ativamente por pelo menos 76% dos usuários da internet no Brasil, de acordo com pesquisa do Comitê Gestor da Internet divulgada em 2020.  

Para termos uma noção mais clara deste cenário, o número de assinantes digitais da Folha de S.Paulo – que liderou o ranking de circulação de jornais no Brasil em 2020 e conta também com 177 mil seguidores no Twitter, 2,8 milhöes no Instagram e outros 1,7 milhão no LinkedIn – superou o número de 266 mil leitores, enquanto sua circulação impressa média gira em torno de pouco mais de 71 mil edições diárias. 

Ou seja, a própria imprensa se adaptou à era da Comunicação Digital.

Concomitantemente, cresce nas empresas a relevância do marketing de conteúdo que, em contraposição ao marketing de saída (ou de anúncios), atrai leads e potenciais clientes a partir da oferta de materiais relevantes que informam seu público-alvo sobre as tendências, desafios e novidades de um segmento por meio de artigos em blogs, e-books e e-mails – e nas próprias redes.  

Nesse sentido:

Segundo dados do Hubspot de 2020, por exemplo, 70% dos profissionais de marketing têm investido em estratégias de conteúdo,

Já em um levantamento da SEMrush de 2019, 78% das companhias consultadas em afirmam contar com pelo menos um especialista em conteúdo nas suas equipes.  

Com essa oferta informacional orgânica e gratuita, as empresas podem, por sua vez, colher dados dos clientes que os disponibilizam de forma espontânea e apresentar seus produtos como soluções para as dores daquele mercado.    

Em conjunto, esses dados reforçam a ideia de transformação do mercado de comunicação que apontamos no início e indicam também possibilidades de sinergia que beneficiam empresas interessadas em um posicionamento digital consistente. 

Um caminho de convergência 

E essa sinergia se apresenta a partir de diferentes caminhos. Quando pensamos em uma estratégia de posicionamento digital, por exemplo, uma empresa pode combinar esforços de marketing de conteúdo com investimentos em assessoria de imprensa e comunicação digital.

Além de apoiarem uma companhia na transmissão de sua mensagem e valores de modo mais claro para o mercado, esses investimentos poderão posicioná-la – por meio da geração de conteúdo com valor noticioso – em grandes veículos que, como vimos, têm investido de modo cada vez mais incisivo em suas plataformas e canais digitais.  

 Tal ação, além de pavimentar o caminho para uma relação de mais transparência sobre o posicionamento de uma empresa e gerar mais credibilidade por meio do respaldo de grandes veículos, é também uma etapa que dialoga diretamente com o planejamento de marketing das empresas nesse novo ambiente da comunicação.

E isso porque um dos passos cruciais do marketing de conteúdo envolve, justamente, a geração de links qualificados em diferentes portais e sites (na estratégia conhecida como link building).  

 

Por fim, todo esse volume de conteúdo rico poderá ser compartilhado nas redes sociais das empresas em uma estratégia que, como se vê, é contínua e se retroalimenta:  

  • A partir das informações disponibilizadas por uma companhia, profissionais de marketing e especialistas em conteúdo poderão nutrir blogs, e-books e e-mails para sua base de leads;  
  • Tais informações e dados exclusivos servirão também de escopo para a criação de divulgações relevantes para a imprensa; 
  • As redes sociais da empresa, por conseguinte, permanecem atualizadas com conteúdo de qualidade para os seus seguidores. 

 Todos esse conjunto de iniciativas demanda comprometimento e, naturalmente, carrega consigo desafios para a integração de tais estratégias.  

Por outro lado, toda uma série de oportunidades se abre para as organizações que souberem enxergar esse novo momento do mercado de comunicação como uma rota para o crescimento.  

Sua empresa está pronta para dar esse passo?    

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