Consultoria de Comunicação – como funciona?

O que faz uma Consultoria de Comunicação?

Que problemas resolve? Quais frentes atende?

Para elaborar essas respostas, relembramos um de nossos últimos artigos, onde abordamos o quanto a comunicação empresarial está relacionada com uma iniciativa multidisciplinar.

Iniciativa que conta com diferentes profissionais (redatores, analistas de redes sociais, assessores de imprensa…) em prol de um posicionamento eficiente das organizações em diferentes canais e veículos.  

Mas como conjurar todos esses esforços de modo estratégico é capaz de gerar resultados em termos de atração de clientes, inserções na mídia e clareza na comunicação com o mercado? 

É aí que entram as consultorias de comunicação (confira no final do texto alguns exemplos de consultoria realizados por nós).  

Mais do que assumir uma única frente, uma consultoria pode resolver diferentes dores de um negócio relacionadas a comunicação corporativa, incluindo: 

  • Alinhamento de conceitos e anseios dos sócios e executivos; 
  • Repensar a linguagem da marca/empresa; 
  • Revisão geral de processos de comunicação e de marketing; 
  • Planejamento e desenho de novas estratégias de comunicação alinhadas com as necessidades e objetivos de negócios; 
  • Planejamento de ações de comunicação interna e endomarketing; 
  • Gestão de crises tanto no âmbito da comunicação externa (através de PR, assessoria de imprensa e mídias sociais) quanto em relação ao público interno, nos diferentes níveis organizacionais; 
  • Branding e Rebranding; 
  • Relacionamento proativo, preventivo e/ou corretivo com os veículos de comunicação e media training; 
  • Posicionamento nas mídias digitais e na imprensa tradicional. 

 

Em outras palavras, através do trabalho de uma consultoria de comunicação, uma companhia pode contar com o suporte de especialistas para: 

Estruturar cada etapa de seu posicionamento mercadológico, transmitindo os valores e diferenciais de seu negócio ou marca com objetividade e angariando resultados tanto do ponto de vista comercial (por meio das ações de marketing), quanto institucional (no relacionamento com a imprensa e divulgação de sua mensagem para clientes, potenciais consumidores e sociedade como um todo). 

Consultoria de Comunicação - imagem de consultores em reunião

A consultoria tem ainda, como uma de suas atribuições principais, o aconselhamento e direcionamento dos porta-vozes de uma instituição (seja ela pública ou privada) no sentido de alinhar seus respectivos discursos com os objetivos da organização/empresa.  

Se esses objetivos ainda estiverem embaralhados na mente de executivos, investidores e empreendedores, cabe aos consultores decupá-los e organizá-los da melhor forma que em se traduza num posicionamento claro de negócio. 

Para tanto, é realizado, dentre outros passos, um estudo minucioso da companhia em questão, de seu segmento e de que modo sua comunicação pode ser conduzida de modo mais inteligente, conforme os objetivos e as dores do negócio que comentamos no início.  

A partir de então, é desenvolvido um trabalho amplo dos especialistas da consultoria para atuação nas diferentes frentes de comunicação definidas em conjunto com o cliente.  

Vale salientar ainda de que estamos tratando de um processo contínuo e que pode ter suas estratégias atualizadas, conforme vão surgindo novos objetivos e desafios no dia a dia da empresa contratante. 

Aqui na Comunicare, assumimos o posicionamento de uma consultoria de comunicação estratégica que, respondendo aos anseios de nossos clientes, colabora na construção do caminho para o futuro de seus negócios.

 

Veja alguns dos exemplos de nossa atuação: 

  • Uma das empresas que atendemos, do setor de incorporação/desenvolvimento imobiliário, após passar por um processo de crescimento significativo, enfrentava dificuldades para explicar e vender seus serviços de modo alinhado com um novo posicionamento e modelo de atuação.  

Para apoiá-la, alinhamos pensamentos e visões dos sócios, organizamos o discurso da marca, eliminamos ruídos nas falas. 

Trabalhamos, inclusive, o rebranding da empresa, que adotou um novo nome e forma de se apresentar– tanto comercial, quanto institucionalmente – mais coerente com seus desafios e objetivos atuais;

 

  • Atuamos com um órgão de Estado de outro país, que buscou nosso apoio para melhorar sua comunicação com diferentes públicos.  

Propusemos uma bem-sucedida e profunda revisão de processos e de toda a estrutura de comunicação da instituição, tendo como consequência um modelo de comunicação mais transparente, ágil e acessível para a população da região;

 

  • No âmbito da comunicação interna, implementamos com sucesso um sistema de prevenção de crises em uma grande companhia brasileira do setor de serviços com mais de 5 mil funcionários.  

Permeando todas as camadas organizacionais, o sistema permitiu que qualquer possibilidade de crise chegasse rapidamente aos executivos envolvidos em um comitê criado especialmente para lidar com esses desafios e, assim, agir de modo proativo para sanar tais questões;

 

  • Ligado ao universo do endomarketing, apoiamos uma multinacional de alimentos para, dentre outros pontos, comunicar mensagens importantes para o seu público-interno, como mudanças em sistemas de bônus, aderência a hábitos seguros de trabalho, venda de unidades de negócios etc. Tudo de modo claro, objetivo e alinhado aos objetivos da companhia; 
  • Apoiando a comunicação de diferentes startups, trabalhamos estratégias para que elas saiam do jargão e adotem diferentes linguagens moduladas para diferentes perfis de público: investidores, usuários-finais, empresas, etc.

 

Conheça outros de nossos cases aqui! 

Como se vê, as possibilidades de entrega de uma consultoria de comunicação são múltiplas.

O fundamental é que sua empresa saiba para onde quer seguir e nós te auxiliaremos nessa jornada.  

 

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