Blog SEO: o que é e a importância para sua empresa?

Como trazer destaque para a comunicação de sua marca dentro de um ambiente online em que o volume de conteúdo disponível é exponencial e cresce a cada dia?  

 

A resposta para essa pergunta, certamente, envolve uma série de fatores diversos que compõem uma estratégia eficiente de marketing digital. E, dentro desses pilares, as técnicas de SEO assumem um protagonismo importante. 

 

Sigla para o conceito de Search Engine Optimization (Otimização de Conteúdo para os Mecanismos de Busca, em tradução livre), a aplicação de SEO já é uma realidade em muitos blogs, materiais promocionais e educativos disponíveis na internet – principalmente quando nos referimos a conteúdos que fazem parte do funil de marketing de negócios e marcas mais antenadas com as tendências da comunicação digital.  

 

De acordo com dados da pesquisa SEO Trends, por exemplo, 55,8% das empresas brasileiras já adotam alguma estratégia de otimização de seus conteúdos para sites de busca como o Google e, dentre as que ainda não o fizeram, mais de 65% das companhias planejam investir em SEO, e outras 8,1% estão começando a implementá-lo.  

 

Entendo o conceito 

Como a própria sigla já indica, o SEO envolve a implementação de uma série de estratégias voltadas para que a página de uma empresa se posicione melhor nas buscas de provedores como o Google, de modo a atrair leads e potenciais consumidores dos produtos ou serviços que ela oferece.  

 

Suponha que estamos falando da página de um escritório de contabilidade. Para atrair possíveis clientes, a empresa pode, por exemplo, criar um blog com artigos sobre novidades do universo fiscal, pautas relacionadas a seus serviços e conteúdos capazes de interessar seu público-alvo. Mas esse planejamento de conteúdo é apenas o primeiro passo.  

 

Uma estratégia de SEO é fundamentada no uso de palavras-chave que devem ser distribuídas estrategicamente ao longo do texto (na introdução, subtítulo, conclusão) de modo que buscadores como o Google entendam que aquele conteúdo explicativo pode auxiliar alguém que esteja utilizando o sistema.  

Outros passos da estratégia incluem: 

  • Uso de links internos (do próprio blog da empresa) e externos (de fontes especializadas e críveis no assunto que está sendo analisado; 
  • Uso de parágrafos curtos e atenção à experiência de leitura; 
  • Uso de ferramentas para o estudo de palavras-chaves com bons índices de pesquisa como o Google Analytics ou SEMrush; 
  • Implementação de link building – quando uma página parceira compartilha os links de outro blog (e vice-versa), aumentando o grau de relevância do conteúdo para o Google; 
  • Uso de meta-descrições e links inteligentes em ferramentas de publicação de blogs como o WordPress e Wix.  

 

Blog Seo como funciona

 

A importância e os benefícios do SEO para o marketing digital 

As técnicas de SEO assumem uma função importante dentro do marketing digital, sobretudo para empresas que desejam conquistar relevância na web a partir de ações orgânicas (ou seja, que não envolvem mídia paga).  

 

Para termos uma ideia, dados de uma pesquisa internacional de 2019 apontam que as 5 primeiras páginas do Google recebem mais de 67% dos cliques na web. 

 

Resumindo, estamos diante de uma máxima mercadológica que pode ser resumida como:  

 

Em um ambiente digital imerso em conteúdo, é preciso ser visto – e, de preferência, na primeira página do Google.  

 

Assim, o SEO ajuda empresas na captação de leads, no fortalecimento do posicionamento digital e nas estratégias de diferenciação diante de outras empresas de um mesmo segmento.  

 

Algumas dicas para implementar essa estratégia    

 

Mas é fundamental, no entanto, não cairmos nas armadilhas do SEO 

 

E isso significa que, por mais bem estruturado que um material esteja para o posicionamento no Google ou outros mecanismos de busca, se o artigo do seu blog ou e-book não oferecer, de fato, um conteúdo relevante a atrativo, dificilmente ele resultará em conversão ou fidelização de leitura. 

 

É muito comum, nesse sentido, vermos blogs impecáveis do ponto de vista de SEO, mas que falham naquilo que mais importa: engajamento, profundidade, diferenciação. 

 

Desse modo, ao implementar uma estratégia de SEO, leve em conta questões como: 

 

  • Utilizar técnicas de SEO não significa sacrificar a qualidade de um conteúdo; 
  • Entenda os objetivos de sua empresa e crie uma linguagem própria; 
  • Escreva sobre aquilo que conhece; 
  • Estude o que seus concorrentes estão fazendo no marketing digital – mas não os copie, desenvolva sua identidade; 
  • Conte com o suporte de especialistas no planejamento, implementação e execução das estratégias de marketing digital e SEO. 

 

Em outras palavras, as ações de SEO devem ser enxergadas como aquilo que são: ferramentas para aproximar a comunicação de sua empresa com o público que ela deseja atingir.  

 

Mas, a partir do momento que você chega a esse público, será a criatividade, relevância e profundidade do conteúdo oferecido que irão determinar a conversão de novos clientes.