Estratégias de Marketing: por onde seu cliente se informa?

Quando falamos das estratégias de comunicação e marketing de uma empresa, o fato é que diferentes caminhos podem trazer o sucesso esperado que qualquer companhia almeja.  

 

Entretanto, tais jornadas não são trilhadas de modo aleatório. É preciso planejamento, entendimento do perfil do cliente, uso de indicadores sólidos, abertura para eventuais mudanças de rota e muito, muito estudo de mercado.  

 

Falando especificamente da necessidade de conhecermos melhor os perfis de nossos clientes e públicos-alvo, um passo fundamental nesse sentido envolve o entendimento de por quais canais seu lead se informa. 

Ou seja, em quais redes sociais ele navega e que ferramentas de comunicação serão mais efetivas para os potenciais consumidores de seus produtos e serviços. 

 

Esse entendimento, aliás, está na base de uma busca crescente do mercado atual: a oferta de experiências personalizadas dentro de um ambiente de negócios cada vez mais exigente.  

 

E essa busca não virou tendência por acaso: de acordo com dados divulgados pela Adweeka oferta de conteúdo personalizado pode reduzir o Custo de Aquisição de um Cliente (CAC) em até 50%, aumentar os lucros de um negócio de 5% a 15% e aumentar a eficiência do marketing entre 10% e 30%.  

 

Das redes sociais às ferramentas de comunicação 

Para acertarmos nessa estratégia de personalização de conteúdo e na eficiência das ações de marketing e comunicação como um todo, naturalmente, precisamos avaliar indicadores e construir uma base de dados sobre os canais mais acessados por nossos clientes.  

 E aqui é importante que sua empresa consiga responder a questões, como: 

  • Por quais redes sociais meus públicos-alvo mais trafegam? 
  • Que veículos ele lê para se informar?  
  • Estamos falando de clientes que preferem conteúdo digital (portais de notícias, blogs e as próprias mídias sociais) ou consomem também veículos impressos? 
  • Qual a taxa de adesão de seus clientes a outros recursos de comunicação (e-mails, malas-diretas, podcasts, canais de vídeo etc.)? 

 

Há diversas formas de obter respostas para essas perguntas que, por sua vez, são elementos determinantes para uma estratégia de marketing bem-estruturada.  

 

Você pode, por exemplo: 

  1. Disponibilizar materiais gratuitos no site de sua empresa (e-books, whitepapers, infográficos, etc.) com formulários de download que abordem questões sobre as preferências de consumo de conteúdo do lead;  
  2. Investir em pesquisas de mercado (de campo ou digitais);  
  3. fazer testes nas redes sociais e avaliar indicadores de acesso do seu blog para avaliar os conteúdos mais acessados;  
  4. e, claro, fazer um contato direto com sua base de clientes mais próxima e fiel.  

 

Essa última iniciativa, por exemplo, foi a que usamos para um cliente do setor jurídico que queria ter certeza de em quais canais de comunicação investir.  

 

E o cliente surpreendeu-se quando um dos insights gerados a partir de pesquisa com a base de clientes e prospects foi que o bom e velho informativo por e-mail era o canal mais acessado e desejado (por aquele público específico, deixemos claro). 

 

O ideal, inclusive, é combinar diferentes ações para ter uma base informacional mais rica que guie suas ações de comunicação e, principalmente, não fazer suposições ou manter ideias pré-concebidas sobre um determinado canal/ferramenta.  

 

Apenas para citarmos um exemplo: é muito comum vermos clientes relutantes sobre o uso de canais considerados mais tradicionais de marketing, como os e-mails, por exemplo – mas, como contamos acima, muitos públicos ainda são aderentes a eles. 

 

De  novo, não é possível definirmos um canal como válido ou inválido sem dados de referência e sem a realização de testes. Em termos gerais, vale reforçar que um uso inteligente de e-mails marketing pode ser muito efetivo: dados divulgados pela Forbes apontam que e-mails personalizados e campanhas bem segmentadas podem otimizar em até 760% a eficiência de uma estratégia de marketing.          

 

Marketing - por onde seu cliente se informa

 

Otimizando investimentos em estratégias de marketing e comunicação 

 

A ideia por trás da necessidade de saber por onde seu cliente se informa tem, como vimos, uma base financeira decisiva:  

 

Ao personalizarmos o relacionamento de sua marca com um lead, as chances de aumentarmos a eficiência e o retorno de uma estratégia de marketing são reais e objetivas. 

 

E esse raciocínio vale também para evitarmos desperdícios: suponha que sua empresa queira investir em um canal de vídeos ou em um podcast.  

 

Para dar esse passo – que exige investimentos, tempo, planejamento de pautas, possível envolvimento de equipes externas e consultorias – precisamos saber, de fato, se nossos potenciais clientes têm real interesse nesses canais e, em caso positivo, fazermos testes e pilotos para verificar se esse interesse se traduz em conversão. 

 

Ou seja, para otimizarmos os investimentos em marketing e comunicação, temos que mapear, com clareza, as jornadas de navegação e consumo de informação de nossos leads. 

 

Conclusão 

 Todo esse trabalho de pesquisa e desenho de estratégias de marketing, para que seja efetivo, deve ser conduzido por profissionais especializados, seja um time interno ou uma consultoria de comunicação capaz de auxiliar sua empresa em uma jornada em prol da conquista de seus objetivos de mercado. 

 

No fim, não há maiores segredos: embora, como falamos no início, diferentes caminhos podem trazer resultados positivos para o marketing de sua empresa, é crucial fugir das suposições e contar com o apoio de especialistas e dos dados para ser assertivo na hora de conquistar aqueles que são a razão de existir do negócio.