Comunicação para Eventos – como fazer?

Implementar uma estratégia de comunicação para eventos eficiente é uma das bases centrais para o sucesso de qualquer acontecimento do gênero.

Afinal de contas, em conjunto com a definição da temática, modelo, local e de seus canais de monetização, você precisará atrair os potenciais interessados para o evento. E definir, inclusive, meios para a extensão do relacionamento com o público, de modo que seja possível fomentar parcerias e converter clientes para sua marca.

Tal ponto é especialmente importante dentro do contexto atual do mercado de eventos que, por um lado, vive um gradativo processo de retomada dos eventos presenciais e, em outra vertente, vê novas possibilidades se abrindo no setor. Isso ocorre por conta da consolidação das lives, eventos digitais e da quebra de barreiras entre o físico e online em um ambiente de negócios cada vez mais phygital.

(Como explica Beto Gutierre, sócio da BTO+ e cliente da Comunicare, neste artigo exclusivo para o Meio & Mensagem).

Pensando em todas essas variantes, ao longo deste post, separamos algumas dicas para você comunicar seu evento de modo assertivo e alguns cases que ilustram diferentes alternativas dentro desse processo. Confiram!

 

Planejamento é tudo

Não existe comunicação sem planejamento e, nessa etapa inicial, em que seu evento está sendo desenhado, é indispensável traçar quais serão suas estratégias de divulgação:

Você investirá em mídia paga e orgânica nas redes sociais? Em marketing digital por meio dos canais de comunicação da empresa? No relacionamento com a mídia por meio do suporte de uma assessoria de imprensa?

Para responder a essa questão, o ideal é entender, antes de tudo, por onde seu cliente (e/ou público do evento) se informa através do uso de indicadores e até de pesquisas de mercado.

Desse modo, será possível trabalhar com canais e ferramentas de comunicação que, de fato, chegarão ao lead do seu evento.

 

Explorando estratégias omnichannel

Mas vale lembrar também que uma estratégia de comunicação não precisa (e raramente é) construída a partir de um único caminho.

Na verdade, diante das diversas possibilidades do ambiente phygital que comentamos acima, o ideal é que sua empresa adote uma perspectiva omnichannel também para as ações de marketing do evento.

E isso significa, essencialmente, combinar o uso de diferentes canais (redes sociais, imprensa, blogs, mídia paga) para aumentar o potencial de alcance do evento – sempre levando-se em conta o perfil e mídias mais utilizadas pelo seu público-alvo, bem como, a busca por uma sinergia entre esses canais.

 

Durante e depois

Chegado o período do evento, uma consultoria de comunicação poderá apoiar sua empresa em uma série de ações que incluem desde a disponibilização de materiais informativos para os participantes e press kits para jornalistas e influenciadores até a cobertura in loco do evento, de modo que se colham insights para novos releases abordando a repercussão do evento.

Essa etapa da análise da repercussão e, em suma, do pós-evento, é outro momento decisivo para a conversão de leads.

Dentro de uma estratégia de comunicação mais ampla, você poderá investir em e-mails marketing, pesquisas de opinião com os participantes e até na criação de promoções personalizadas com foco em experiência e fidelização.

 

Comunicação para eventos – Alguns cases de sucesso

Aqui na Comunicare, já trabalhamos em diferentes contextos e exploramos diferentes formatos sempre visando o sucesso na comunicação dos eventos de nossos clientes.

Comunicação para eventos - Post No Going Back Talks - Yunus Negócios Sociais

Um case que nos orgulhamos (e pode ser visto aqui) foi o do No Going Back Talks, da Yunus Negócios Sociais do Brasil, que contou com a participação de um Prêmio Nobel.

Era para ser um evento presencial, mas, por conta da pandemia, se tornou uma série de painéis online de debates e ao vivo, com transmissão internacional.

Ficamos à frente de toda a Comunicação, inclusive com palestrantes e painelistas, e captação de inscritos. Resultado: mais de 10 mil espectadores e um atendimento considerado “Impecável”

 

Ainda diante do cenário de pandemia, trabalhamos a divulgação do Logística do Futuro, nas edições 2020 e 2021.

Comunicação para Eventos - Banner Evento Logística do Futuro

Foram encontros totalmente digitais e que atraíram mais 2 mil participantes ao longo de dois dias em cada edição, com conteúdos ricos sobre inovação e tendências logísticas que estão transformando o mercado de supply chain.

Neste case, as frentes foram em redes sociais, site + blog e email-marketing, com grande foco em design diferenciado multiformato (vídeos, artes, infográficos e animações) para ressaltar o conteúdo a ser apresentado.

 

Também fomos responsáveis pela divulgação de exposições dos Museus da Língua Portuguesa e do Futebol, seja nos próprios Museus ou em versões itinerantes, atraindo milhares de visitantes e levando toda a riqueza desses ícones paulistanos para diferentes cidades do país.

Esse trabalho realizado nas frentes de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com instituições locais, além de veículos tradicionais como rádios e o bom e velho carro de som (!) utilizado em uma das cidades.

 

Estes são apenas alguns exemplos de nosso trabalho em Comunicação para eventos.

Se você quer saber mais sobre como estruturar uma estratégia eficiente de divulgação para o seu evento e busca o apoio de uma consultoria de comunicação, entre em contato conosco.

Nosso foco são seus desafios e seu sucesso!