Ruídos na Comunicação: afine o discurso para uma mensagem eficiente

Um dos principais motivos para que ruídos na comunicação aconteçam é o uso excessivo de jargões e termos técnicos com o público errado.

 

Você já ouviu falar no conceito de ruídos na comunicação? De modo resumido, estamos nos referindo a elementos que, por uma série de razões, podem distorcer o conteúdo de uma mensagem, fazendo com que o público-alvo não compreenda ou absorva completamente os objetivos/intenções daquele comunicado.

E, geralmente, excetuando questões técnicas (como falhas de transmissão em um evento virtual, interferências em uma ligação etc.), os ruídos são de responsabilidade do emissor da mensagem: é ele o responsável por se fazer entender, por modular seu discurso de acordo com os receptores (público) daquele conteúdo específico e por aplicar técnicas capazes de tornar sua comunicação mais assertiva.

Dentro deste contexto, é muito comum nas empresas o uso de jargões e termos técnicos – sobretudo por parte de líderes e gestores – dentro de seus cotidianos corporativos.

O grande desafio aqui é que, nos mais diversos cenários, as lideranças não estarão dialogando com seus pares ou, apenas para citar um exemplo, com pessoas que não conhecem com profundidade a infraestrutura tecnológica dos produtos de uma startup.

 

ilustração ponto de exclamação com sombra de ponto de interrogação

E esse problema é mais corriqueiro do que, talvez, você possa imaginar na realidade das organizações brasileiras.

Um estudo  do Project Management Institute (PMI) apontou que 64% dos negócios do país enfrentam problemas de comunicação e que a habilidade em se comunicar é o segundo atributo mais buscado nas companhias, logo após a capacidade de liderança.

Neste sentido, é fundamental que se considerem alguns aspectos cruciais para que sua mensagem chegue com clareza e objetividade para os receptores de sua mensagem, sejam eles colaboradores, stakeholders, potenciais investidores em um pitch  (modelo de apresentação comum no ambiente de negócios digitais) de sua startup ou o público de um evento. Logo abaixo, listamos três tópicos principais:

 

  1. Entenda o perfil de seu público

 

Esse primeiro passo é a base de tudo para uma comunicação eficiente.

Conforme citado anteriormente, boa parte dos ruídos de comunicação nascem do não-entendimento sobre o perfil de quem está recebendo nossa mensagem. Estou falando com investidores? Com a imprensa? Com um público leigo? Com colaboradores experientes? Com estagiários que estão iniciando sua jornada na empresa?

Esse questionamento é o ponto de partida para que você possa modular o discurso de uma apresentação, sempre levando em conta que ele não pode nem ser simples demais para quem já conhece; nem muito específico, cheio de jargões e tecnicidades para quem não é da área.

 

  1. Personalize o discurso

 

A partir de tal entendimento, é chegada a hora da personalização de seu discurso. E, aqui, vale a pena também ter em mente que cada canal ou meio de transmissão da mensagem deve ser considerado dentro do processo comunicacional.

Assim, em uma entrevista para a imprensa, será preciso avaliar se o veículo é especializado no segmento de sua empresa, de perfil mais generalista ou mesmo se trata-se de uma coletiva.

No mesmo sentido, na hora de se comunicar com o público de uma rede social, considere o perfil daquela mídia: no LinkedIn, por exemplo, a linguagem costuma ser mais sóbria e técnica; já o Instagram ou mesmo um canal no YouTube, que contam com audiências mais amplas, pedem uma linguagem mais leve e acessível.

 

  1. Leve em conta questões regionais e o ecossistema social

 

Finalmente, você deve também levar em conta questões regionais e sociais na hora de construir um discurso assertivo.

Afinal de contas, determinados termos, jargões e expressões que podem ser comuns dentro de uma determinada realidade econômica ou estado, em outros contextos, poderão contribuir para o distanciamento entre sua marca e os receptores de sua mensagem.

Em contrapartida, ao considerar os aspectos regionais e do ecossistema social de seu público-alvo, você demonstra empatia, cuidado e preparo que fortalecerão o engajamento daqueles que o acompanham em um evento, entrevista em um veículo de outra região ou promoções direcionadas.

Vale lembrar, por fim, que ao contar com o apoio de uma consultoria de comunicação especializada, os porta-vozes de sua empresa poderão passar por treinamentos para se relacionar bem com a imprensa, em canais de social media e até mesmo para se preparar para eventos.

Se quiser saber mais, entre em contato conosco e lembre-se: com uma comunicação eficiente, você potencializa o alcance de sua marca!

 

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